quinta-feira, 29 de julho de 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Traz um amigo também

O tempo que aí vem traz o gosto e o conforto das coisas construídas por nós, com as nossas mãos, com todo o nosso açúcar, com todo o nosso sal. Subimos por dias os degraus das escadas que projectamos há anos atrás e que nos parecem agora altas e perfeitas. Pelo meio delas, ficaram beijos roubados, discussões em cozinhas cheias de vento, noites de euforia e de gestos, amores e desamores, filhos feitos por alguns, filhos a crescerem já feitos por outros. Ás vezes, chamo-lhe caminho, outras vezes escadas. Gosto da altura que me proporcionam. Gosto de me sentar no último degrau e pensar que estamos já a construir outro e que um dia, chegaremos ao céu. O tempo que aí vem, traz o gosto e o conforto das coisas cimentadas e ainda assim não certas. Há sempre terramotos. Há sempre incêndios. Aquilo que o homem constrói, Deus pode desfazer num instante. Ainda assim, mesmo assim, sendo assim, quando nestas noites, me deito no último degrau, de olhos esbarrados no céu, penso que nem Deus, se atreveria, a destruir esta obra tão perfeita, a que se um nome tivesse e um dia terminada fosse, se chamaria amizade.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Ao empresário average:

If you pay peanuts, you get monkeys.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sobre a Arte

"Sempre que falo sobre Arte falo sobre ti"
"Eu falo de ti sempre que falo de uma obra de primos, não de uma obra-prima"
O meu namorado é filho de primos direitos e é uma obra-prima

Narcisa

Não é qualquer uma que consegue ser gira com um nariz destes.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vou à casa de banho, queres vir também?

Uma das minhas funções enquanto membro do Secretariado de Exames é acompanhar pessoas às casas de banho. Alunos ou colegas coadjuvantes que não possam estabelecer contacto com o exterior, enquanto durar o exame, mas precisem muito de fazer "xixi ou cócó", levam um membro do secretariado com eles nessas deslocações. A coisa torna-se ainda mais humilhante para os envolvidos, quando se trata de um edíficio recentemente construído e inacabado, onde o WC não tem janelas, nem luz. Hoje coube-me acompanhar o Manel, uns 50 anos de homem grande, professor de Direito e um brilhante anel de curso no dedo. Fiquei à porta, enquanto o Manel proferia aos berros: "deixa lá ver se dou com o buraco!". E eu respondia, com ar enjoado e snob: "Veja lá Manel...veja lá", imaginando o estado no anel no final daquilo!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Do tempo das escolhas

Dessa, a quem às vezes chamamos madrasta, desse a quem às vezes lamentamos a pertinência, ou a falta dela, depende muito a nossa vida: sorte ou destino, costuram-nos a mesma. Ainda assim, e contra esses invisíveis, há sempre como lamentar, como julgar, deixando-nos o cobarde consolo da nossa ausência de culpa.
Quando nós, plenos de oportunidade e de decisão, somos chamados à acção, deparamo-nos muito mais medrosos e assustados: é que se falharmos é na nossa carne e na nossa cabeça que vamos enrrimar as consequências e há pesos que nos custam muito suportar, quando criados por nós.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mudei de Nome

E ainda por cima tenho um blogue a solo onde consigo fazer parágrafos.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Noites de 30º tornam Diogo Infante heterosexual

Pois que aconteceu esta noite, pela noite fora. Eu vivia entre os andaimes das obras da escola e estava permanentemente a vigiar exames. A dada altura escapuli-me e acabei num labirinto, onde alguém gritava: “Soltem a parede”, e por detrás da dita surgia o Diogo Infante, que pelos vistos atacava tudo o que usasse saia. No meio do calor e da estupefacção, eu vivia o dilema entre fugir ou deixar-me ficar nas mãos do Diogo, verdadeiramente intrigada com a mudança de orientação sexual do homem. Perdi o final da história entre as 4 e as 5 da manha (não me lembro muito bem), quando voltei a acordar alagada em suor… e dado que o 24 Horas acabou, nunca terei oportunidade de saber se foi isto um sonho premonitório.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Porto 16h:00m, 40 º...ao sol

Depois de uma A3 feita a escaldar, depois de uma entrevista em que, pedidos três defeitos, resolvi "sincerar" e dizer: um bocadinho preguiçosa (coisa bonita de se dizer, antes de se propor a um trabalho - lembrar de substituir por burra, numa próxima ocasião), cheguei a casa e resolvi cumprir o defeito em pleno. Corpo esparramado nuns 20 e muito graus interiores. Já não me lembrava de dormir assim, inteira, por inteiro, plena de preguiça e de molesa, corpo separado da cabeça e cúmplice repouso de sinceridade.

domingo, 4 de julho de 2010

Cristiano Ronaldo é Pai

com a guarda total da criança.
Pergunto-me por quanto esta mãe terá vendido o filho.

Verão

Lisboa 21.00 31º

Estações que deveriam ser eternas

Quando também no Norte, o Verão se assume furiosamente, um homem e uma mulher, 15 anos de amizade, falam da vida e do amor, ao relento num parque de estacionamento, às 3 da manha.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sexta feira às portas de umas férias que se querem grandes

Tivemos uma reunião geral para Directores de Turma e foi mais ou menos assim: ao meu lado o Carlos contava-me as delícias do ambiente académico que viveu em Oxford, no último congresso em que participou. Atrás de nós o Zé, o João, o Américo e o Luís votavam as melhores costas femininas presentes na plateia, ao lado a Ana enfiava a cabeça entre os joelhos sempre que se pronunciava a palavra “relatório”! Alguns minutos depois, a acta foi aprovada por maioria e com aplausos e o pessoal juntou-se na sala para ver o Holanda-Brasil.

Duas Músicas Para o Fim-de-Semana