quinta-feira, 18 de março de 2010

Pelos caminhos de Portugal

Voltei a Alcobaça 5 anos depois. Não tenho saudades, mas há sempre uma nostalgia morna que cresce no peito à medida que reconhecemos os lugares, os cheiros onde já fomos e onde deixamos de ser. Cinco anos depois, o Mosteiro pareceu-me mais frio e mais imponente. As esplanadas mais vazias, mais cheias de velhos. Daquele tempo guardo um tempo em que aguardava. Um tempo insuspeito da quantidade de gente que mais tarde viria. Apesar de tudo, foi ali que comecei a gozar o gozo da liberdade. Cinco anos já me parecem tantos e há lugares onde sabemos: jamais voltaremos a adormecer.

2 comentários:

Bípede Falante disse...

De todos os lugares que visitei em Portugal, Alcobaça foi o que mais me impressionou.

Chica Bacana disse...

Tenho de visitar Alcobaça. Já não me lembro bem.