quarta-feira, 21 de abril de 2010

21 de Abril, mas num outro ponto do país...

Eles vão-me obedecendo porque não sou professora deles e porque nos seus padrões ainda sou absolutamente jovem e cúmplice. Eu saio com eles da escola porque não são meus alunos e porque ainda sou inconsciente em muitas coisas. A professora que é deles e que é mais velha, sai com eles porque é boa pessoa, tem esperança e … memória curta. A viagem dura uns 20 minutos e vamos visitar um gabinete de contabilidade. Eles são vinte, futuros técnicos de gestão informática, absolutamente indescritíveis e inqualificáveis. Na chegada, resolvem comemorar o momento com um intenso bater de pés no chão do autocarro e como se já não chegassem eles, o motorista deve ser da família e resolve intervir. No meio do autocarro, resolve gritar a plenos pulmões: “seus caralhos, batei masé com os cornos!”. São dez da manha deste 21 de Abril e eu olho atónita para o espectáculo. Eles protestam e refutam; há um brilhante trocar de filhos da puta e rais vos foda! Saímos. Visitamos o gabinete. O dono esforça-se. A colega esforça-se. Eu ando no meio deles e eles andam todos contentes. No fim da apresentação, o senhor pergunta se há questões e o Migalha, pergunta: “Aqui pode-se usar calças à cagão?!” Dou-lhe um beliscão nas costas e o senhor ainda consegue sorrir; tentar fazer da má educação um momento de humor. Foi a única questão que colocaram. Voltamos. A colega adverte o motorista para a atitude inqualificável e o homem resolve pedir desculpas pelo microfone do autocarro em mais um momento digno de ir às lágrimas. Diz-lhes que não gosta que batam com os pés, porque de resto podem divertir-se, até cantar e tudo. Eu estou no meio deles e penso novamente que gente é esta. Eles controlam a custo o ímpeto de voltarem a bater com os pés e resolvem abrilhantar o momento louvando o nome da professora que os levou a passear: “Chupa Teresa, chupa Teresa, que este gelado gostoso é feito de framboesa.!”. Daqui a dois anos estão no mercado de trabalho. Quem lhes está a pagar o curso? Nós todos e a Teresa!

3 comentários:

Bípede Falante disse...

Credo!

Zé da Caixa disse...

Saco de enjoo, por favor.

vanda disse...

calças á cagão é lindo! ainda nao tinha ouvido essa! grandas cagões, não ha paciencia!