sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mini Trail

Não é só a Simone de Oliveira que tem histórias da aldeia
Está aí o Verão, que era altura de ir passar grandes temporadas para casa dos avós. De entre as muitas actividades que se podiam praticar na aldeia (genialmente elencadas aqui) a minha favorita era passear na Honda Mini Trail.

A Mini Trail é uma moto de trail da Honda fabricada nos anos 70. Destinava-se a um público jovem que procurava um primeiro meio de transporte e tinha a particularidade de caber na bagageira dum automóvel familiar médio. É muito pequena mas tem lugar para condutor e pendura e, no nosso caso, andávamos habitualmente três pessoas ao mesmo tempo. Prevenção Rodoviária à parte: ia o meu primo Rui sentado em cima do depósito com os pezinhos apoiados no guiador, a minha avó a conduzir e eu atrás. No cesto à frente iam as mercearias compradas na "venda". Nunca questionávamos a segurança porque a minha avó acreditava, e ainda acredita, que o destino é que decide quando vamos. E eu fui muitas vezes, mas ao chão. A minha irmã chegou a fazer um cavalinho sem estar sentada na mota (a imagem que tenho é totalmente YouTubável) e atirou a Mini Trail contra o muro de alvenaria que cerca a casa. Uma das muitas quedas que a mota sofreu, de entre tantas que provocou.

Afirmo com orgulho que quem me ensinou a andar de mota foi a minha avó (apresentem-me mais uma pessoa que possa dizer o mesmo - uma só!). A Mini Honda, como é conhecida na família, foi comprada para o Joca, esse mito vivo, e ficou na aldeia mais de 20 anos até ser levada pelo seu dono original. Sem Mini Honda o Minho tornou-se menos animado. Diziam-nos que estava numa oficina a restaurar. Olhos que não vêem, coração que não sente, e todos se esqueceram da mota. Menos eu, que a adorava. Até ao meu aniversário deste ano. O Joca entregou-me um envelope que estranhei logo porque com esta idade já ninguém me dá dinheiro pelos anos. Lá dentro um bilhete: A partir de hoje é tua. Fiquei siderado: o tesouro da família com mais de 30 anos tinha agora um novo dono (melhor: curador)! Obrigado Joca! Não te agradecia assim desde que me ajudaste com a Matemática no Secundário. E olha que entre a Matemática do secundário e a Mini Trail nas férias grandes, sempre preferi a segunda.

2 comentários:

Simone de Oliveira disse...

Muito bom!! Já não encontrei a mota, mas ainda conheci o Jota!

Chica Bacana disse...

Humilha-me publicamente.