terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os Deuses devem estar loucos

Apareceu-me antes da primeira aula da tarde. Apressado. Apenas para assinar autorização para a Sónia sair a qualquer hora da escola, porque a sua Sónia nunca lhe dera problemas, antes pelo contrário. Pediu-me desculpa por não estar mais presente nas reuniões, mas também a sua Sónia nunca lhe dera problemas, antes pelo contrário. Assinou prontamente o papel, agradeceu o elogio breve à sua Sónia. Não se espantou. A sua Sónia sempre fora elogiada e nunca lhe dera problemas, antes pelo contrário…antes pelo contrário…antes pelo contrário…”…quer dizer, não sei se a Senhora professora sabe, a Sónia anda no psiquiatra.” Não, a senhora professora não sabia, antes pelo contrário. Pois era…”há dois anos, começou com uma conversa esquisita, que queria ir à missa todos os dias…a rezar, a rezar e eu disse logo à mulher: era o que faltava, agora virar freira, não? É que andar atrás dos padrecos nunca deu dinheiro a ninguém! Ainda por cima, a Sónia que nem a Comunhão Solene fez. Deus me livre…a dar beijos aos Santos antes de adormecer. Disse à mulher, vamos levá-la ao psiquiatra”. A mulher queria antes ir ao psicólogo. Ele disse logo que era perder tempo e a Sónia, que nunca lhe dera problemas, antes pelo contrário, ainda piorava e depois é que eram elas. Psiquiatra com ela. Foi. Melhorou muito. Tem é que tomar dois comprimidos antes das refeições mas já está quase a 90%. “E pronto, ela não fala muito disto, deve ter vergonha, não é? E eu também tenho de ir, desculpe lá, mas está tudo bem, é o costume, a minha Sónia nunca me deu problemas, antes pelo contrário.” Um aperto de mão firme. Fiquei a pensar que, se há dois mil anos atrás, em vez de S. José, Jesus tivesse encontrado o pai da Sónia, nunca teria acabado na cruz. Com dois comprimidos e tinha tirado da cabeça aquilo dos milagres, de que era filho de Deus e essas coisas que só lhe deram problemas. Muito se teria evitado. Não haveria Bíblia para ninguém e o Saramago não se teria de enervar tantas vezes com a Igreja Católica. Se o pai da Sónia não fosse tão ocupado deveria ir até Lanzarote, conhecê-lo. Teriam muito para conversar e na volta até lhe poderia dar o nome do psiquiatra da Sónia. Iam lá os dois. Com sorte, dois comprimidos e o Saramago voltava a 90%, porque no fundo, no fundo também não quer dar trabalho a ninguém, antes pelo contrário.

3 comentários:

Chica Bacana disse...

Adoro! E deve ter mesmo cara de Sónia.

Dantas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dantas disse...

Com sorte, graças a esses dois comprimidinhos antes da refeiçãou-ou-lá-quando-é, ainda haveremos de ter uma segunda Irmã Lúcia se Deus quiser que também e graças a Deus mais uma vez nunca nos deu problemas antes pelo contrário