quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

As mulheres deles um dia usarão unhas de gel...

No meio de uma apresentação (de chorar a rir), enquanto alguns dos meus Técnicos de Informática e Gestão debitavam coisas bonitas como “o Alentejo tem um clima próspero…”, os colegas divertiam-se discretamente a atirarem bolinhas de papel mastigado, que lançam pelas canetas fora depois de lhes tirarem as cargas. É de referir que são 23 rapazes, com idades que rondam os 16/17 anos, inseridos naqueles cursos financiados pelo Ministério e que vão pôr toda a população portuguesa com o 12.º ano e técnica de alguma coisa. Ora, depois de algumas advertências…levantei-me num ímpeto e toca de pôr dois na rua. Eles lá se levantaram e lá foram dizendo que não eram eles. Os outros sossegaram enfim e continuamos a ouvir a descrição de um Alentejo com um clima próspero, ou seja, assim-assim (foi a definição dada à palavra próspero!).
No final da aula, lá estavam os dois à minha espera (quase a chorar) e o diálogo que se segue é verídico:
Oh Stora nós achamos que nos devia tirar a falta.”
Então porquê, digam lá?”
Eu posso começar Stora, eu não estava a atirar papéis, na hora em que a Stora se levantou eu até estava a jogar no computador do Marino…por isso não tava atirar papéis, por isso foi injusto. E agora o Helder vai dizer porque com ele também foi injusto. Diz à Stora…”
E então o Hélder, que também foi vítima de injustiça disse-me o seguinte: “ ó Stora, eu queria atirar e até disse ao Fábio “vamos atirar?”, mas ele disse…”oh num bais fazer merda”..mas eu queria fazer e então mastiguei o papel…só que na hora em que ia bufar, o papel empancou… e então eu num atirei. Por isso, foi injusto.”
Eu fiquei quieta a olhar para eles e o que mais constrange é que estavam realmente aflitos, falaram toda a verdade e não tiveram a mínima noção de que aquilo não se dizia nem sob efeito de tortura. Mas eles disseram e dizem coisas que ninguém neste mundo imagina. Dar aulas aqueles 23 rapazes é qualquer coisa de indescritível. Portanto, fiz com que pedissem desculpa, tirei-lhes as faltas e vim-me embora.
Para quem não conhece o "funcionamento da coisa", no final do ano, estes senhores (segundo orientações vindas de cima, leia-se Ministério)...têm todos de passar de ano...e eles, podem não conhecer o funcionamento de muita coisa, mas disto conhecem. Prevejo que continuem a "bufar" papéis nos próximos anos e um dia ainda vão ser Doutores!Admirem-se...

2 comentários:

Zé da Caixa disse...

...e assim se deu mais um passo em direcção à escolarização total.

Chica Bacana disse...

Adoro histórias com finais felizes.