segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Eu pecadora me confesso

Começo a perceber (já tinha percebido) que sou uma péssima referência para os miúdos e que sou mazinha, assim mázinha quase reles! Primeiro, "escarrapacho" (palavra quase tão bonita como as fotografias que saco do google, sempre dedicadas às duas queridas que comigo partilham este espaço) os textos dos meninos aqui, em sinal óbvio de chacota. Antes disso farto-me ainda de rir e de arrancar cabelos de desespero. Depois, começo a ter alguma dificuldade em impôr respeito. No fundo, no fundo, parece-me que ando é cheia de inveja deles por terem menos uns anos do que eu (começam a ser alguns), telemóveis muito melhores do que o meu e ténis com muito mais estilo. No fundo, no fundo eu não queria nada ser professora da turma deles, mas ser como eles (e daí, pensando bem, se calhar também não!), mas vá... ter dias como os deles. Deve ser isso, só pode ser isso e isso, está de tal forma a afectar-me que hoje numa visita rápida às termas cá do sítio dei por mim, alagadinha de riso a tentar impor respeito perante um desgraçado que estava prestes a mijar-se (não devia dizer mijar, pronto quase a fazer xixi), enquanto me dizia muito baixinho: "Ai professora eu não consigo parar de rir, mas o senhor é igual ao Zeca maluco que morreu na minha freguesia a semana passada, eu acho que é ele!" E eu, respeitável docente, em vez de me escandalizar, arrasta-lo pelos cabelos, excomungá-lo perante tamanho sacrilégio, tentava controlar o riso a todo o custo e só me apetecia desatar à gargalhada.
A figura foi triste. Provavelmente nunca mais me convidam para um evento de charme promocional e no final quando perguntei aos miúdos (10.º ano, Economia):
"Então o que é que aprenderam?"
Aquela alma que quase me custou a imagem, respondeu: "Que as pessoas ressuscitam e vão trabalhar para as termas!" E eu? Eu desatei a rir. Se calhar também me devia despedir como o Sá Pinto...

3 comentários:

Zé da Caixa disse...

a história é mesmo para rir, por isso acho que não tem mal nenhum... a nação tem de ser menos cinzenta e melhor humorada!

Simone de Oliveira disse...

Alguém que me entenda:P

Chica Bacana disse...

Se fosse tua aluna eras a minha stora preferida :D